★★★★
★★★★
★★★★
★★★★
★★★
★★★★
★★★★★

11 de febrero de 2017

(Review 131) - Ruína e Ascensão

30633495
Ruin and Rising
Leigh Bardugo

Hidra / Gutenberg

331 páginas

Libro 3/3 de Trilogia Grisha
1. Sombra e Ossos (Shadow and Bones)
2. Sol e Tormenta (Siege and Storm)
3. Ruína e Ascensão (Ruin and Rising)

Para leer en Español, haz click AQUI 
A capital está em ruínas. O Darkling governa Ravka de seu trono de sombras. O destino da nação parece estar nas mãos de uma Conjuradora do Sol enfraquecida, de um rastreador sem forças e do que resta do que outrora foi um grande exército mágico. Oculta nas profundezas de uma antiga rede de túneis e cavernas, Alina está fragilizada e deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e de fanáticos que a adoram como uma santa. No entando, sua esperança está em outro lugar e seus planos exigem que ela recupere as forças para sair dali o mais rápido possível. Para isso, terá que forjar novas alianças e deixar de lado as velhas rivalidades como Maly para encontrar o último dos amplificadores de Morozova. 

Embora a primeira parte da trilogia Grisha, Sombra e Ossos, me convenceu bastante com toda aquela ambientação fascinante com ares de Rússia medieval... a segunda parte, Sol e Tormenta, me pareceu bastante fraca, com uma protagonista que muitas vezes me irritava. Nunca entendi bem porquê tanta hype ao redor dessa trilogia já que, até a segunda parte, a saga pintava bastante mediana... porém, confesso, que após terminar a trilogia e ter lido essa terceira parte passo a entender o fascínio que a história traz, já que fica claro como a escrita da autora evoluiu.

Leigh Bardugo consegue finalizar com maestria a trilogia, nos apresentando um desfecho cheio de ação, cenas românticas que nos arrancam mais de um suspiro, conspirações e traições de arrepiar e mais, personagens que amadureceram, mudaram e aprenderam a lidar com suas próprias imperfeições.

Alina, por grande parte do livro, segue sendo uma garota frágil e gananciosa. Confesso que nunca entendi como a poderosa Invocadora do Sol parece nunca ser capaz de defender-se de qualquer ataque e, pior que isso, me custava entender a atração implacável que Alina parece sentir pelo Darkling quando este praticamente a destroçou desde o princípio. Por vários momentos da leitura a personagem me caiu bastante mal, por sua excessiva ambição. Porém, Alina consegue se regenerar bastante perto do final, ao finalmente fazer as escolhas certas.

Malyen... o que dizer desse personagem carismático e encantador que, apesar de suas falhas, sempre foi meu favorito desde o princípio?
Maly esteve aí, sempre leal e fiel, sempre mantendo a esperança e disposto a sacrificar-se pelos seus ideais e pela garota que ama. Me alegra ver que, pouco a pouco, o personagem foi ganhando importancia, até finalmente tornar-se fundamental na saga. 

O Darkling desta vez mostra porquê é o grande vilão de Ravka. Nesta terceira parte seu lado mais vingativo, cruel e sanguinário vem à tona, porém, ao ser um personagem cheio de facetas e surpresas, vez ou outra O Darkling também nos surpreende com um toque de humanidade que, em qualquer outro, soaria forçado, mas nele parece encaixar com perfeição.

Outros personagens que se destacam bastante são Baghra, Nikolai Lantsov (que segue sendo encantador, adorável, insuportavelmente carismático e conseguiu sacar-me mais de um sorriso em seus diálogos com Baghra), Tolya, Tamar, Genya, David, Zoya e outros Grisha que entram e saem para deixar suas marcas nesse final alucinante e memorável.

A narração é envolvente, o livro é cheio de reviravoltas, surpresas, perdas e cenas de batalhas épicas. 
A ambientação é muito original, um verdadeiro toque especial que não poderia deixar de destacar na trilogia. Leigh Bardugo nos conduz, junto à Alina e Maly, através de vales e montanhas, Abismos e lugares místicos, nos deixando com a sensação de haver feito toda uma viagem mágica.

Em resumo, Ruína e Ascensão é o fim de uma trilogia original, mágica e envolvente, que apesar de suas pequenas falhas, consegue finalizar deixando marca no coração do leitor e uma ávida curiosidade para ler tudo e qualquer coisa que haja sido escrito pelas talentosas mãos de Leigh Bardugo.





Leigh Bardugo nasceu em Jerusalém e foi criada em Los Angeles, onde se graduou pela Universidade de Yale. Atualmente ela vive em Hollywood onde se entrega ao seu gosto por glamour e por disfarces, e também é maquiadora da LB Benson. De vez em quando, Leigh também pode ser vista cantando com sua banda, Captain Automatic. Leigh é também a autora da trilogia "Grisha" e de "Six of Crowns, primeiro volume de sua nova trilogia. Grisha é uma trilogia muito bem recebida pela crítica e seus livros figuram entre os best-sellers do The New York Times, além de ser a série ganhadora de vários outros prêmios.

Web Page Oficial: http://www.leighbardugo.com/



Twitter: Leigh Bardugo


Beijokas!

24 comentarios:

  1. Oi Alice,
    Quero muuuuito conhecer essa série.
    O bom que já tem vários lançados e fica mais fácil de ler, né? Não precisa esperar.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Respuestas
    1. Agora que percebi que te chamei pelo nome da autora SOCORRO HAHAHAHAHAH

      Eliminar
    2. Hahaha, acontece...quem me dera ser a Leigh, tava bem demais

      Eliminar
  3. Oi Alice!
    Ainda não li nenhum livro da trilogia, mas a história me interessa. Já fiquei feliz em saber que a autora conseguiu terminar bem a série.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice,

    Não sei se vai parecer meio estranho mas quando li o primeiro livro eu me apaixonei pelo Darkling tanto que quando terminou o livro e descobri que ela o vilão mesmo, eu meio que me decepcionei um pouquinho.
    Ainda não li o segundo, mas já ouvi falar que é mais morno que o primeiro.
    Espero dar continuidade na trilogia em breve.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderEliminar
  5. Olá, não conhecia o livro, mas já fiquei fascinada pela história. É daquele estilo que prende o leitor e acaba se envolvendo pelos personagens. Seguindo o blog para acompanhar as novidades ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá, Alice.
    Eu gostei bastante da trilogia. Não é minha favorita do gênero, mas valeu a leitura. Eu entendo a fascinação da protagonista pelo Darkling porque eu também fiquei fascinada por ele e tive esperanças até o ultimo minuto hehe.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice, tudo bem?

    Não conhecia essa trilogia, mas fiquei muito curiosa, pois o gênero me interessa bastante. Os personagens parecem muito bem construídos, tendo suas próprias nuances. Sua resenha me deixou bem curiosa para ler a trilogia. Quero conferie tudo isto!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderEliminar
  8. Eu não conhecia essa história muito a fundo, mas me deu vontade de conhecer melhor rs
    Obrigada pela sua sinceridade na resenha! :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Gostei da resenha Alice. Só ouço bons elogios a respeito da trilogia e me pareceu ser uma fantasia interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
  10. Oi Alice, tudo bem?
    Gostei da resenha!
    É bom quando o autor consegue terminar sua série de modo satisfatório, né? Me decepciono muito com finais mal construídos. Infinitas Vidas | Saiu o resultado do sorteio!

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice! Eu li o primeiro da série adorei, achei o universo criado pela autora incrível.

    Bom domingo!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  12. Olá!

    Amei a resenha!

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Oie Alice, confesso que li sua resenha bem por cima, pois vi no começo que era uma trilogia, e como não conhecia, fiquei com medo de ter alguns spoiler dos livros anteriores.
    Reviravoltas, ação, cenas épicas, romance... já quero!!
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderEliminar
  14. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Eu li o primeiro livro da outra série dela e fiquei completamente chocada. Essa autora é fantástica!!!!! Uma das melhores leituras que fiz no ano passado. Essa trilogia ainda não li, mas você me deixou muito animada. Esse final tem todos os elementos que espero da autora e pelo visto a trilogia como um todo novamente irá me surpreender. Não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Oie,
    adorei a resenha e me pareceu um livro interessante, mas como não li os demais este vai ficar para depois.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderEliminar
  16. hello, write sensational blog, you may be
    in love with him right away!
    I like the text and design blog.
    You can agree on follow for follow?
    I like to be in touch with the wonderful blogs :)
    kisses from Poland :*
    ayuna-chan.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Oi, Alice. Nunca ouvi falar da série mas sabe como é, não sei se leria. Eu raramente consigo me ambientar em histórias desse tipo, sempre fico meio perdida no cenário e não consigo entender muito bem. Porém, eu amei a capa. Achei a chamativa e bem lindinha!
    Beijo, Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderEliminar
  18. Olá Alice, tudo bem???
    Nossa eu tenho o primeiro livro dessa série e mesmo com a ressalva referente ao segundo livro pretendo começar a série ainda esse ano, eu acho as capas dos livros muito lindas... o enredo me chama muito atenção, gostei muito de sua resenha... Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Oie
    Sempre tive vontade de ler esta triologia, mas faltou algo para me fazer lê-la. Mas continuo curiosa, quem sabe um dia.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Não é o tipo de livro que eu tenho vontade de ler no momento, mas eu gostei muito da sua resenha e achei o enredo muito interessante.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/02/playlist-fevereiro-2017.html?m=1

    ResponderEliminar