★★★★
★★★★
★★★★
★★★★
★★★
★★★★
★★★★★

1 de octubre de 2016

(Review 103) - Nosotros después de las doce

29203113Nosotros después de las doce
Laia Soler

Puck
Autoconclusivo
320 Páginas
 Romance / Juvenil 

Para leer en Español, haz click AQUI

Uma garota com nome de princesa. Um garoto que escuta  Sinatra. 
Um vilarejo perdido nas montanhas. Um carrossel. 
Três segredos. Dois reencontros inesperados.
Um amor. Uma traição.
E uma noite de verão, a mais mágica do ano...

Assim é a vida, uma mistura de momentos felizes e instantes difíceis, de encontros e despedidas, de amores e desenganos. 
Não, a vida não é um conto de fadas, mas... 
Que você faria se conhecesse um feitiço para que as carruagens nunca se transformem em abóboras? Usaria o feitiço? Ou você arriscaria para saber o que há depois de soar a meia-noite?

A nova novela da jovem autora Laia Soler é um relato potente e atual, salpicado de magia, sobre uma garota que navega pelas turbulentas águas das lembranças, da dor e do amor, para descobrir tudo aquilo que nos une, nos separa e nos faz crescer como pessoas.

* Esta resenha é parte da Leitura Conjunta organizada por Folloner@s e também da Leitura Conjunta por Arual de Obsesión Conjunta.


Nosotros después de las doce é uma novela que desde a sua publicação morria de vontade de ler. Esta é a mais recente novela de Laia Soler, uma autora que se converteu em uma das minhas favoritas, pela originalidade, delicadeza e talento na hora de escrever novelas não apenas românticas e viciantes, mas também poéticas, emotivas e com um toque mágico. Sua outra novela, Heima es hogar en Islandés, me encantou completamente por sua escrita suave e diferente.

Nosotros después de las doce nos apresenta a história de Aurora, uma garota que está passando por uma etapa bastante dificil, deixando a fase de la adolescência e começando a enfrentar a responsabilidade que começa com a vida adulta. Aurora não tem nem idéia do que fazer com sua vida... É uma garota dura que por uma razão que escapa ao lector em principio, se converteu em uma espécie de rainha do gelo. Aurora é uma garota que jamais chora por causa de um coração partido e que parece não se importar em deixar de lado os seus amigos. É possível crer que alguém que vive como ela, pode realmente ser feliz?

Apesar de ser a rainha do gelo, Aurora todavia conserva um amor incondicional por uma única pessoa em sua vida: seu avô Dubois. Um amoroso avô que a ensinou a ser sempre muito forte e durona, a crer na magia e alguém em quem Aurora sabe que pode sempre confiar.  
O avô Dubois é um homem muito humilde e doe que possui uma única paixão: o carrossel que se transformou em um dos símbolos máximos da cidade de Valira.
De acordo com o enigmático avô Dubois, neste carrossel mágico, cada pessoa pode encontrar aquilo que mais necessita: os cavalinhos marrons te dão mais valentia, os cavalinhos brancos ajudam a consertar uma amizade desfeita, a carruagem serve se o desejo é para que a pessoa amada corresponda... No entanto, o que ninguém sabe é que apenas uma pequena parte deste carrossel é realmente mágica: o cavalo dourado, que possuí uma má reputação.


Quando os irmãos Teo e Erin regressan a Valira após muitos anos de distância, Aurora não consegue recordar porque se afastou tanto de sua amiga mais querida, Erin. Ou porque o arrogante irmão de Erin, Teo, que sempre zombou de Aurora, agora parece ser um garoto diferente, mais atencioso e caloroso. Aurora sabe que há um estranho borrão em suas lembranças, algo que foi apagado pela magia do cavalo dourado, algo terrível que pode destroçar uma relação que sequer começou.

Que você faria se tivesse a oportunidade de mudar os fatos, apagando as lembranças ruins, ainda que para isso talvez fosse necessário apagar uma amizade ou até mesmo um amor? Como alguém pode recomeçar desde o zero se, todavia, a dúvida espreita como um fantasma à todo o instante?

"O beijo como se fosse a primeira vez, porque em parte é. É o primeiro beijo sincero que compartimos, o primeiro manchado por dois "te amo" de desde muito  tempo. O beijo como jamais havia beijado a ninguém, porque esta noite sou uma Aurora diferente.

Esta noite sou uma Aurora que teme se arriscar, pronunciar um "te amo", mas mesmo assim eu faço. Porque valente não é quem não tem medo, mas quem o enfrenta."


É com essa premissa que Laia Soler nos apresenta Nosotros después de las Doce. Laia nos traz aqui a cidade ficticia de Valira, um pequeno vilarejo que, embora seja mágico à sua maneira, Laia nos faz crer tão real que até se pode fechar os olhos ao terminar de ler e com nossa própria imaginação imaginar que Valira está em algum lugar escondido neste mundo. Valira é um vilarejo entre as montanhas, aonde a realidade da vida diária está entrelaçada com a crença em criaturas mágicas e desejos compartilhados com as estrelas.

Laia Soler possui uma narrativa bastante pausada, escreve o tipo de novela que, ao princípio, pode custar um pouco ao leitor entender. No entanto, uma vez preso pela narrativa mágica da autora, os suspiros, surpresas e emoções estão garantidos.

Os personagens são humanos, críveis e, sem nos dar conta, terminam conquistando o leitor.


Aurora foi um personagem que, ao princípio, me custou bastante compreender. Não terminava por entender toda a sua desconfiança com todos os demais, sua dureza, frieza e, inclusive, seu egoísmo. No entanto, durante esta aventura que foi adentrar-me nas páginas de Nosotros después de las doce, conheci o lado profundo de Aurora, seus p pensamentos e decisões que a marcaram para sempre e a fizeram ser como era.
Somos o que escolhemos ser, ou para dizer francamente, o que a vida e o que vivemos nos moldaram para ser. Somos un reflexo de nossas experiências mais profundas.
Aurora, Teo, Erin, Paula, Pau, Bardo e Ona são um grupo de amigos que se converteram no perfeito reflexo de suas decisões e, ainda que a protagonista da trama seja Aurora e em parte Teo, resulta impossível não se encantar pela personalidade de Erin, pela sinceridade de Ona ou pela doçura de Paula. Uma vez mais, Laia Soler conseguiu criar personagens secundários que parecem falar cara a cara com o leitor e, ao fim, te faz sentir como se fosse próximo à cada um destes personagens. 

Me identifiquei com cada um destes personagens em muitas situações e houveram momentos em que pude sentir as emoções de cada um ao vivenciar suas experiências.

Nosotros después de las doce escapa de qualquer clichê ou estereótipo da nossa literatura juvenil, nos imerge em um ambiente novo e mágico com personagens que conseguem arrebatar o leitor, expondo o mais profundo de seus sentimentos, lembranças y anseios.

Em suma, Nosotros después de las doce é uma mágica novela juvenil que fala sobre a dor da traição, do erro e da mentira, mas também sobre a magia dos recomeços, o perdão, a fé, a esperança e o amor que, apesar de todas as dificuldades e apesar do passar do tempo, não se pode esquecer jamais.

Laia Soler nasceu em Lleida no ano de 1991. Estuda jornalismo e publicou 'Los días que nos separan', obra ganhadora do Premio Literario La Caixa de Novela Juvenil, organizado conjuntamente com a Editora Plataforma Neo. Também é a autora de Heima es hogar en Islandés que nos apresenta uma viagem pela Islândia. Sua mais recente novela é Nosotros después de las doce.


Twitter: Laia Soler


Nos Lemos,


13 comentarios:

  1. Oi, Alice. Que livro incrível! É aquele tipo que envolve um mistério que deixa o leitor aberto a qualquer coisa, mas que mesmo assim não conseguimos deduzir o que é. Infelizmente esses livros não tem em português, mas eu adoraria conhecer mais sobre a autora e ler algum livro dela, inclusive esse. Amei a sua resenha!
    Abraço, Participe do sorteio do livro Twist de Tom Grass

    ResponderEliminar
  2. Oi Alice
    Fiquei interessada no livro, tem um enredo muito bom. Ainda não conhecia, e achei a capa super linda.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Oi Alice!
    Não conhecia o livro, mas adorei a capa e a história dele. Me lembrou os livros da Sarah Dessen, uma autora que eu amo.
    Vou torcer para que seja publicado em português, porque meu espanhol é péssimo!!

    Obs: Desculpe o sumiço, estava viajando mas agora estou de volta. ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
  4. Esse tipo de livro parece sempre deixa qualquer leitor curioso, eu creio. Bem que eu queria ter a versão em portugu~es e a oportunidade de lê-lo, acho que não me arrependeria. Resenha está ótima, aliás.
    Um beijo !

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice!

    Bem interessante o livro e o fato e sair um pouco dos clichês. Pela descrição, Aurora é um personagem bem intenso. Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  6. OOi! Achei interessante a história, poderia ter no BRasil. Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderEliminar
  7. Oi, flor!
    Não conhecia o livro!
    Mas gostei da proposta dele, fiquei interessada!
    Valeu a dica?!

    Beijinhos e bom final de semana ;)
    Sankas Books

    ResponderEliminar
  8. Gostei da resenha Alice. Não conhecia o livro, mas ele me pareceu extremamente encantador. Espera que seja publicado aqui no Brasil por alguma editora. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
  9. Oi, Alice!
    Menina, adoro essas suas dicas.
    Não conhecia a autora, mas adorei essa premissa, principalmente por fugir do clichê.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa

    ResponderEliminar
  10. Oi Alice! Estou encantada! Adoraria que saísse aqui no Brasil, pois eu achei a trama muito interessante. Menina, eu adorei!

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Que história mais linda e delicada!!! Só estou com uma dúvida, já temos o livro em português? Você fez uma pergunta difícil, não sei dizer se é bom apagar memórias ruins, sabe, é através delas que aprendemos e crescemos. E ainda há o risco de se apagar as boas também. Estou louca para descobrir o desfecho dessa história. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Oi Alice, tudo bem?
    Uau adorei esse livro :O, não o conhecia, mas com certeza vai para a minha lista de leitura.
    Espero encontrá-lo para ler online *-*
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderEliminar
  13. Oie,
    nossa achei linda a capa e resenha, mas confesso que não faz meu estilo de leitura. Não sei se leria neste momento.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderEliminar