★★★★
★★★★
★★★★
★★★★
★★★
★★★★
★★★★★

13 de septiembre de 2016

(Review 98) - Trono de Vidro

20814898Throne of Glass
Sarah J. Maas

Alfaguara / Galera Record
Livro 1/6 Saga Throne of Glass
528 Páginas
Fantasia / Romance / Juvenil

Para leer en Español, haz click AQUI

Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo a sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as suas esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta a sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver u morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.


Como leitora, eu já "me conheço" muito bem. Sei que tipo de livros posso gostar e que tipo de livros não vou curtir apenas lendo a sinopse ou as suas primeiras páginas. Há certas histórias que não sei porquê insisto em tentar ler, mesmo sabendo de antemão que é o tipo de leitura que não consegue prender a minha atenção. Da mesma maneira, também há certo tipo de personagens que, de antemão, já sei que não vão me convencer, seja por seu caráter, por suas atitudes ou por suas personalidades... E Celaena Sardothien de Trono de Vidro foi um deles, infelizmente...

Detesto essas meninas que se deixam levar tão facilmente atraída por um mundo de luxo e poder, depois de haverem sido elas mesmas testemunhas das maiores tragédias. Detesto essas garotas que se permitem esquecer dos seus em troca de alguns beijos com o monarca do mesmíssimo império que anteriormente a oprimia.
A dor muda as pessoas, isso com certeza. O sofrimento nos faz ser mais durões, mais desconfiados. Quando comecei essa leitura, de pronto simpatizei com a pobre garota que, um dia, quando ainda era apenas uma menina, despertou ao lado do cadáver dos seus pais, e acabou sendo resgatada por um assassino que a ensinou todos os seus truques, e desde o princípio, eu esperava que suas reações fossem reflexo de sua história.
Não vou dizer que eu gostaria que Celaena fosse uma megera. Não! Longe disso!
Acontece que me surpreendi com a facilidade em que a garota se lança no mundo de luxo do palácio, se esquecendo bastante rápido de seus próprios princípios. Me surpreendeu a naturalidade com que aceitou servir ao rei em troca de sua liberdade, ainda que o preço venha a ser o sangue de seu próprio povo. Talvez, eu acho que esperava uma novela mais carregada de intrigas e conspirações e ao fim terminei me deparando com tão apenas a história de uma garota que, apesar de haver conhecido o lado mais duro da vida, agora sim que se sente bastante cômoda nos braços de seu belo príncipe.

16080337Trono de Vidro foi uma leitura que me decepcionou muito. Não apenas por Celaena que, creio eu, já devem ter se dado conta que não me agradou em nada, mas também porque a trama me pareceu confusa e cansativa, além de que tampoco a ambientação conseguiu chamar muito a minha atenção. A ambientação medieval que já pude conhecer em outras novelas como Graceling, não me pareceu tão original como eu esperava. O vilão, o malvado rei, tampoco chega a me convencer.  E o príncipe mulherengo que, ao final revela ter um coração puro e adorável, transformando-se no mais apaixonado e leal dos amantes, me pareceu tão semelhante à tantos outros personagens masculinos que já li em outras histórias que fica impossível dizer que tenha me surpreendido em algum momento. Os únicos personagens que eu realmente gostei foram Chaol, o capitão da guarda, e Nehemia, uma princesa rebelde e adorável que se apresenta como a prova mais concreta de que, às vezes, um personagem secundário é infinitamente mais interessante do que a protagonista.
A história não conseguiu me prender, houveram momentos que me pareceram absurdamente cansativos, esse foi um livro que me tomou um tempo grande para terminar, simplesmente porque eu não tinha o menor interesse em prosseguir com a leitura.

" O capitão bebeu de seu copo. Apesar de sua arrogância, a assassina era esperta, relativamente amável e um tanto encantadora. Mas então, onde estava aquela escuridão que se revolvia em seu interior? Porque não se manifestava de uma vez para que ele pudesse mandar-la de uma vez para a masmorra e cancelar toda aquela competição ridícula? No interior da assassina se ocultava algo intenso e mortífero, e ele não gostava disso.
Estaria pronto: quando chegasse a hora, estaria à espreita. A única coisa que o preocupava era qual dos dois iria sobreviver."

Celaena Sardothien é a assassina mais famosa do reino de Adarlan. Condenada a viver nas terríveis minas de Endovier, Celaena recebe a oportunidade de ouro quando o princípe Dorian faz uma visita à ela e a convida a ser Campeão do Rei. Para isso, Celaena deverá derrotar à outros oponentes de mesmo nível que ela: assassinos cruéis, ladrões treinados, homens ágeis e astutos, dispostos a vencer para alcançar a liberdade. Se Celaena consegue vencê-los neste torneio, deverá servir ao rei por um período de quatro anos e, ao final, será uma mulher livre.
Celaena aceita a oferta do príncipe e parte das minas de Endovier rumo ao palácio, junto aos outros competidores. Ali, alguém começa a matar um à um dos competidores e Celaena logo se dá conta de que o perigo que espreita é maior do que ela poderia supor. Celaena deverá encontrar o assassino antes de que seja ela mesma a próxima vítima.

Basicamente, essa é a premissa de Trono de Cristal. O mistério sobrenatural proposto pela autora me pareceu bastante original (creio que esse foi um dos únicos pontos que eu gostei nessa história) e realmente gostei como a autora conduziu todos os acontecimentos para pouco a pouco desvendar os escuros segredos do palácio e seus habitantes.
Por outro lado, a história de amor entre Celaena e Dorian me deixou enjoada e me fez perder o interesse pela leitura. Celaena e Dorian me pareceram um casal jovem e muito egoísta. Celaena, como já disse, não me agradou em quase nada, inclusive me pareceu bastante incoerente e contraditória, e Dorian tampoco me despertou a atenção.

Não tenho certeza se seguirei lendo essa série. Por agora estou segura que não já que muitas outras sagas me chamam muito a atenção e me parecem mais interessante do que a continuação de uma história que não funcionou tão bem para mim.

Resumindo, Trono de Vidro é uma novela que comecei sem nenhuma expectativa e mesmo assim terminei não gostando de nada. Não consegui simpatizar com a protagonista, além de que a sua personalidade volúvel chegou a me irritar em muitos momentos. Ainda assim, merece uma menção especial a originalidade da autora em quanto ao mistério e ao toque de magia colocados na trama.
Trono de Vidro é um princípio de uma saga longa, que por agora não me apetece continuar. De qualquer maneira, recomendo para que possam vocês também tirar vossas próprias conclusões já que se trata de uma série com uma legião de fãs.


Sarah J Maas é uma jovem autora norte-americana, nascida na cidade de Nova York. Se graduou no Hamilton College no ano de 2008 y semudou para o sul da California. Alí, se dedica em tempo integral a suas obsessões: ler histórias de fantasia e folclore, aumentar sua coleção de itens do Han Solo, pintar suas unhas de cores chamativas e escrever histórias de heroínas foertes e decididas.





Web Page Oficial: http://sarahjmaas.com/

Twitter: Sarah J. Maas


Nos Lemos,


19 comentarios:

  1. Oi Alice! Sofro do mesmo mal. As vezes tenho certeza que não vou gostar do livro apenas pela sinopse, e mesmo assim insisto. Esse livro desperta minha curiosidade por causa do fato de ter uma assassina. Pela sinopse imaginava uma protagonista forte. Ao ler sua resenha, já me decepcionei e tenho certeza que também não gostaria do livro.
    Beijos
    Lua Literária

    ResponderEliminar
  2. Olá Alice!

    Eu tenho conhecimento sobre a escrita da Sarah por que ano passado foi lançando o corte de espinhos e rosas é preciso dizer que a protagonista é completamente diferente da descrição que você fez! Eu simplesmente adoro a Sarah mesmo que você não tenha gostado eu ouvi ótimas críticas e ainda pretendo ler não sei como vai ser, se vou sentir as mesmas coisas que você, mas fico triste em saber que não foi um livro que te agradou! Adorei a resenha e depois te conto minha opinião.

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderEliminar
  3. Olá, aconteceu algumas vezes comigo leio a sinopse penso que vou gostar e acabo me decepcionando. Esse livro está na minha lista, pois tinha me chamado bastante atenção, dizem que o segundo é melhor mais como eu ainda não li não tenho como opinar. E com sua resenha pude conhecer melhor o livro e decidir se vou ler ele ou não.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá, Alice.
    Gostei bastante de ler a sua resenha. Até agora só tinha lido resenhas positivas sobre a série e sobre a protagonista. A sua é a primeira que mostra o outro lado da história. Também não suporto gente que quando chega lá em cima esquece da situação de antes. Eu tenho curiosidade com essa série, mas como a autora nem terminou de escrever ela ainda, não vou começar ela. E quando ler, já vou ler com outras expectativas.

    Blog Prefácio

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice!!

    Eu nunca li nada da autora, mas é a primeira vez que leio uma resenha negativa do livro e eu aqui achando que a protagonista arrasava \o/ Quando for ler (um dia rs), vou levar super em consideração sua opinião!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela resenha Alice! Já li Trono de Vidro e Coroa da Meia-Noite e curti bastante, e aviso que o segundo volume consegue superar o primeiro. Estou ansiosa para ler A Lâmina da Assassina e a Herdeira do Fogo! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
  7. Que resenha ótima! Já ouvi falar bastante desse livro, mas não tive a oportunidade de ler ainda! Sua resenha me deixou animada, anotei para ler futuramente!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Seu texto ficou muito intenso, você argumentou muto bem, não gostei nem um pouco do que vi sobre ela. É uma pena que ela tenha sido tão fraca a ponto de mudar tanto assim, o que me leva a perguntar, se no fundo, ela já não era assim, a oportunidade apenas foi um incentivo para vir à tona. Eu já tenho esse livro, mas ainda não li, estava com tantas expectativas, agora acho que irei me desapontar também. Gostei muito da sua sinceridade, sua resenha ficou ótima mesmo!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Oi, Alice. Eu ouvi falar do livro e pelas críticas achei se tratar de um livro bom. Se eu não gosto de distopias, imagina só se a personagem não me convence: vou detestar tudo! O argumento que usou para falar de uma pessoa que sofreu muito mas que a mera proposta de luxo já deixa seus princípios de lado já deixou minha vontade de ler a obra lá embaixo. Confesso que gostei da premissa, mas se ela não foi desenvolvida da melhor maneira, não me adianta de nada ter escrito uma sinopse boa.
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderEliminar
  10. Helloo, Alice! Tudo numa nice?!
    Na época que esse livro foi lançado fiquei extremamente curiosa para ler, mas estava engatinhando nas leituras e talvez a preguiça e quantidade de páginas me repeliu um pouco, sei lá, eu achei que não era o momento de iniciar a leitura. Acho que se tivesse lido logo na época que foi lançado eu iria gostar com todas as forças com certeza. Mas hoje eu já li muita coisa de fantasia - e já conferi outra obra dela Corte de Espinhos e Rosas e detestei por sinal - e não sei se vou gostar de Trono de Vidro. Eu tenho aqui o exemplar em casa desde o ano passado, mas estou custando para conferir.
    Enfim, é bom ler uma resenha negativa e colocar os pés no lugar.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderEliminar
  11. oi,

    Amei a resenha!

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Oi Alice,
    Que pena que a leitura não te agradou :(
    Eu li somente esse livro e gostei da história, não vou dizer que virou meu favorito, mas foi uma boa leitura para mim.
    Agora a nova série me conquistou de jeito ♥
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderEliminar
  13. Oi, Alice!
    Que pena que o livro não te agradou. Foi a primeira resenha negativa que li sobre e ainda assim gostei porque podemos ver a história de outro ângulo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderEliminar
  14. Olá, Alice!
    Uau que resenha incrível! Fiquei chocada aqui, pois é a primeira resenha negativa que leio do livro. Não esperava que fosse assim e eu estava com grandes expectativas. Mas lerei para tirar minhas próprias conclusões ;-) Ótimo post!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderEliminar
  15. Oi Alice!!
    Adorei sua resenha!! Olha, eu li este livro e gostei bastante, já tenho aqui outros dois livros da série. Mas lendo sua resenha vejo que você teve um outro olhar sobre a obra que só agora eu me dei conta, não tinha pensado dessa forma e vc tem toda razão, sobre as atitudes da protagonista. Curti muito saber sua opinião.

    Adorei o seu blog e já estou seguindo aqui. Vim retribuir suas visitas lá no blog, e espero que volte.

    Beijinhos!!
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Que pena que a obra foi tão desagradável assim, Alice! Por isso eu digo que é melhor seguir os nossos instintos. Se não fosse pela fama que essa obra tem, muito provavelmente você passaria longe, sabendo já pela sinopse que não ia gostar né. Acho que por isso nunca dei muita atenção pra Trono de vidro, mas apesar de tudo a premissa é boa, a protagonista e suas atitudes que parece ser difícil de engolir :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Hola
    que pena que a oba foi tao desagradavel assim.
    Un Abrazo

    ResponderEliminar
  18. Oii
    Eu recebi este livro de parceria quando foi lançado, mas acabei não me interessando e passei a diante, troquei na primeira oportunidade que tive. Até agora ainda não me arrependi, hehe, espero que isto não ocorra.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Oi Alice!
    Poxa, uma pena você não ter gostado da leitura :/
    Eu já recebi várias recomendações desse livro e estava com altas expectativas haha' mas depois da tua resenha, vou diminuir essas expectativas para não me frustrar com a leitura.
    É muito ruim quando o personagem principal não nos cativa e ainda mais quando a leitura fica cansativa :((
    Gostei muito de saber a tua opinião!

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderEliminar