★★★★
★★★★
★★★★
★★★★
★★★
★★★★
★★★★★

19 de agosto de 2016

(Review 90) - Firsts

29226950Firsts
Laurie Elizabeth Flynn

Roca Editorial / St Martin´s Griffin

Autoconclusivo
336 Páginas
 Juvenil / Romance



Para leer en Español, haz click AQUI

Em Milton High todos os garotos possuem algo em comum, por mais diferente que eles possam ser entre si. Geeks, esportistas, rappers, esquisitos, e até mesmo aqueles que passam despercebidos... Esse algo em comum entre eles possuí curvas e toda uma história por trás de seu melancólico sorriso: Mercedes Ayres.

Com um nome estrangeiro e uma família que a tem completamente negligenciada (não vê seu pai há anos e sua mãe praticamente nem fala com ela), Mercedes decidiu ajudar todas as garotas da escola em seus caminhos até a perda da virgindade. Para evitar que outras sofram o que ela sofreu em sua primeira vez, Mercedes se oferece para ser a "primeira vez" de seus namorados, em princípio fazendo isso apenas para alguns poucos garotos e logo abrindo exceções com os que também já não são tão novatos assim, entrando em uma escalada de desastres que começam a sair do controle.
Então, entra em sua vida um menino chamado Zach, e Mercedes descobrirá que os sentimentos podem ser mais fortes do que ela acreditava, e que, às vezes, é necessário colocar limites para poder assim encontrar a verdadeira liberdade.



Firsts é uma novela que gerou sentimentos contraditórios em mim. Confesso que começo esta resenha sem saber exatamente o que deveria escrever. Os sentimentos são tão mistos que não sei se conseguirei expressar em palavras o efeito que esta novela teve em mim.

31187415Aqui somos apresentados a Mercedes, uma protagonista muito diferente à tudo o que eu já havia lido. Mercedes é uma garota da secundária, que por traz da sua fachada séria, calada e discreta, oculta um segredo que apenas ela e alguns garotos do instituto realmente conhecem: Mercedes se dedica a ajudar garotos virgens. Ela se oferece para ser a primeira vez destes garotos, ensinando à eles todos os truques necessários para que os mesmos possam depois oferecer à suas respectivas namoradas uma primeira vez mais satisfatória à elas
Absurdo? Incomum? Surreal?

É, pela minha cabeça também passou tudo isso enquanto lia esse livro. A verdade é que com essa temática diferente e até ousada, a leitura acaba nos deixando mais curiosos à cada capítulo

O comportamento de Mercedes é uma verdadeira incógnita para o leitor por grande parte do livro. Sabemos desde o princípio que ela sofreu um grande trauma e  a garota apenas se justifica dizendo que deseja que outras garotas possam ter uma primeira vez melhor do que a dela, razão pela qual ela acha justo e válido ser a "professora" dos meninos em sua primeira vez.

Eu não esperava que esse livro fosse me prender. À princípio, a história toda é tão surreal que por muitos momentos pensei em deixar o livro, pois eu não conseguia entender a protagonista, me resultava impossível simpatizar com ela, e a narrativa em primeira pessoa deixava tudo mais difícil já que as justificativas de Mercedes me pareciam difíceis de tragar. Por muitos momentos, seu comportamento me tirava do sério e a falta de noção da jovem mesclada até mesmo com uma certa frieza e arrogância me deixavam curiosa para saber como a autora finalizaria essa história de uma maneira que ao menos em parte justificasse o comportamento de Mercedes. 

Devo dizer que agora, após terminada a leitura e conhecer os motivos por trás de Mercedes, eu consigo entender quem era a personagem. Eu posso até entender em parte a razão de sua reação e até mesmo seu raciocínio. 

"Posso controlar o que ocorre no laboratório de química. Há uma fórmula e uma equação, e sei exatamente qual será a reação ao misturar uma coisa com a outra. 
Na vida não há como saber muito. 
No amor é praticamente impossível saber algo. Dá igual os elementos que forem combinados, não dá pra saber o que vai acontecer.
E dá medo não ter a menor idéia do que será.
Mas talvez seja justamente essa incerteza que faça tudo valer a pena."

Firsts não é um simples romance juvenil. É um livro sobre conflitos, sobre lares desfeitos, sobre fracassos e traumas, medos e segredos, abandono familiar, bullying e rejeição.

Mercedes é uma protagonista que consegue despertar no leitor os mais diversos sentimentos: asco, repulsa, raiva, lástima, carinho, respeito e compaixão. É uma personagem humana, com dores muito presentes, que esconde seus medos em seu comportamento liberal, que oculta seus segredos nas páginas de seu diário, dividindo com páginas de papel suas experiências mais profundas.

Além de Mercedes, conheceremos outros personagens que conseguem igualmente despertar no leitor questionamentos e sentimentos. Meus preferidos foram Zach e Faye, os amigos de Mercedes, e também sua mãe, Kim, que apesar de ser uma mãe ausente, é um personagem interessante ao representar quão confuso pode ser fazer o que é certo quando não temos a exata noção de como realmente agir.

Algo que gostei muito é que, apesar de o sexo ser um tema bastante presente na novela de Laurie Flynn Elizabeth, a autora escolheu deixar de fora as cenas eróticas. Firsts é um livro leve, que pode ser lido por todas as idades já que sua história não traz cenas de conteúdo adulto.


Resumindo, Firsts é um livro que recomendo ler sem preconceitos e sem julgar, sem se prender à nenhum dos padrões comuns de comportamento. 
É um livro que nos faz refletir ao apresentar-nos uma protagonista "diferente", que comete erros e se comporta de uma maneira que, aos nossos olhos, talvez não seja exatamente a mais correta. 
Com um final doce e coerente, o livro consegue não apenas prender o leitor, mas fazê-lo refletir sobre atitudes, escolhas e consequências.

Laurie Elizabeth FlynnLaurie Elizabeth Flynn estudou jornalismo. Logo depois, trabalhou como modelo, o que permitiu à ela viajar para cidades como Tokio, Atenas e Paris. Atualmente vive em Londres, Ontario, com seu marido. Firsts é a sua primeira novela.



Nos Lemos,


9 comentarios:

  1. Eu amei esse enredo e fiquei com muita vontade de conhecer essa história. Gostei muito da sua resenha!
    Mil Beijos! http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2016/08/top-5-novidades-da-semana_19.html

    ResponderEliminar
  2. Olá tudo bem flor!
    Conhecendo seu blog hoje e estou seguindo.

    Bjão, Debi
    http://www.deborabrazil.com.br/
    (Ps.: Quando puder, participe seguindo meu blog também, ficaria feliz de te ver por lá. Até Logo ;D)

    ResponderEliminar
  3. Olá, Alice.
    Não sei entendo e concordo com a posição da garota, mas por ser um livro bem diferente e uma protagonista de igual modo diferente de tudo o que estou acostumada a ler, acho que leria ele só para satisfazer minha curiosidade.

    Blog Prefácio

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice,
    Acho que busco livros com protagonistas mais velhos no momento.
    A ideia de ler algo no colégio me desanima, um pouco. Mas gosto de ser algo diferente, uma protagonista que nos questiona.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice,
    Gostei muito da premissa desse livro. Parece ser um livro com algumas reflexões. Não conhecia ele e vou deixar anotadinho a sua dica aqui.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderEliminar
  6. Oi Alice! Mas que heroína peculiar para um romance destinado a jovens leitores. É impossível a gente ouvir a respeito dele e não sentir curiosidade pelo livros.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice!
    Não conhecia o livro e acho que também seria difícil eu simpatizar com a personagem principal... Mas você falou tão bem e o livro levanta tantas discussões, que eu acabei ficando curiosa. Agora quero ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
  8. Oi, Alice.
    Esse é um livro que eu não sei se leria. Gostei do enredo proposto por ser diferente, mas o fato de a protagonista prestar-se ao papel de "testar" os namorados de todas as suas amigas é bizarro.
    O fato do livro abordar temas como bullying e as relações familiares me deixou curiosa pra saber como a autora trabalhou os temas no contexto da obra.

    http://cdumaeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Oi, Alice!
    Realmente esse mistério de Mercedes deve ser o que vai me prender até o final.
    Vi algumas reviews bem negativas sobre esse livro, mas a sua deu um up na minha vontade de ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderEliminar