★★★★
★★★★
★★★★
★★★★
★★★
★★★★
★★★★★

9 de mayo de 2016

(Review 74) - E se for você?

28792475What If
Rebecca Donovan

Grand General /  Penguim / Globo Alt 
Livro Autoconclusivo
352 Páginas
Intriga / Romance / Juvenil

Para leer en Español, haz click AQUI


E se você tivesse umas segunda chance de conhecer alguém pela primeira vez?


Cal Logan fica chocado ao ver Nicole Bentley sentada em um café à mil milhas de sua cidade natal. Afinal de contas, ninguém viu ou ouviu falar dela desde que eles se formaram no colégio há um ano atrás.

Exceto que essa garota não é Nicole.

Ela se parece exatamente com a tímida paixão de infância de Cal, mas seu nome é Nyelle Preston e ela não tem idéia de quem ele é. Essa menina é impulsiva e ousada, sua paixão pela vida é contagiante. O oposto completo de Nicole. Cal encontra-se totalmente fascinado e apaixonado. Mas Nyelle também é extremamente reservada. E quanto mais perto ele fica de descobrir o que ela está escondendo, menos ele quer saber.

Quando os segredos do passado e presente colidem, uma coisa fica clara: Nada é o que parece.



E se for você nos traz a comovente história de quatro amigos: Cal, Nicole, Richelle e Rae. 
Richelle, a mais divertida da turma, sempre foi apaixonada por Cal, o único garoto do bando. Rae era a moderna e descolada amiga sem freios na língua. E por fim Nicole, a garota tímida e calada, vivendo sob o peso de ter que ser sempre perfeita. 
Quando Richelle repentinamente se muda de residência, Nicole se afasta de Rae e Cal, por motivos desconhecidos. A tímida Nicole passa então a ser a Rainha do Gelo na escola, andando apenas com a elite mais popular do instituto e ignorando Rae e Cal, aqueles que foram um dia seus grandes amigos.

Anos se passam e a distância aumenta mais entre esse grupo de amigos, que termina seguindo cada um o seu caminho. 
Cal vai viver em uma pequena cidade para estudar na universidade local e um dia uma garota idêntica à Nicole aparece em sua vida. Cal tem certeza de que essa garota é Nicole pois seu rosto, seu corpo, sua voz e seu sorriso são exatamente os mesmos de anos atrás. Porém, a menina insiste que é Nyelle Prexton.
Nicola era exigente consigo mesma, perfeita, delicada, vaidosa, uma boneca de porcelana. 
Nyelle é inconsequente, aberta, direta e nunca se importa com a opinião alheia. 

Cal fica intrigado e decide seguir o jogo de Nyelle em busca de respostas: O que aconteceu com Nicole? Porque ninguém mais teve notícias dela desde a formatura? Será que Nyelle é realmente Nicole ou é alguém apenas muito parecida com ela? E se Nyelle for Nicole, porque ela aparentemente não se lembra de nada do seu passado? 

Enquanto se aproxima de Nyelle em busca de respostas, a personalidade apaixonante de Nyelle acabam envolvendo Cal cada vez mais e o amor se torna inevitável. 



19189481

"Há momentos em que penso na decisão que tomei e me pergunto: E se eu tivesse feito tudo de outra maneira? Quem eu seria agora? Como seria a minha vida?
E se..."



E se for você? nos fala de perdas, desencontros, decepções e sonhos rompidos, promessas inabaláveis e amizades inesquecíveis, mas mais do que isso, o livro nos fala de segundas oportunidades. A chance de recomeçar tudo de novo, como se o ontem jamais houvesse existido. 

O livro é todo narrado em primeira pessoa, em capítulos alternados, entre passado e presente, entre Cal, Nicole e Richelle. Cal nos traz os fatos do presente, enquanto conhecemos mais o passado desses personagens e a amizade que os unia através das palavras de Nicole e de Richelle, narrando fatos passados.

A prosa da autora é extremamente envolvente, cativante e prende o leitor. Embora seja um livro largo, fica impossível deixá-lo pois o leitor se sente submergido à história, ávido por desvendar junto à Cal o grande mistério que é Nyelle. Eu não consegui deixar o livro até terminá-lo. Confesso que à princípio custava entender algumas atitudes demasiado negligentes de Nyelle, me custava entender a sua personalidade arrebatadora, me custava entender a paciência de Cal com ela. Porém, ao final, a autora soube fechar todos os cabos soltos, respondendo à todas as perguntas de forma bastante satisfatória.

O final me deixou com um sabor bastante agridoce. Eu já imaginava desde certa parte do livro como poderia ser esse desfecho, mas confesso que a sensibilidade da autora fez bastante diferença e mesmo não tendo me surpreendido com o final pois já estava esperando por essa situação, igual a autora conseguiu emocionar-me.

Os personagens são tão comuns e ao mesmo tempo tão especiais que fica difícil não nos identificar com eles em muitos momentos da trama.

Nicole é um mistério. A menina perfeita que aparentemente termina quebrada por dentro, desaparece e se torna uma pergunta sem resposta que atiça a curiosidade do leitor. 
Richelle, sem sombra de dúvida meu personagem favorito, possui a força e a intensidade que fazem o leitor definitivamente amar o personagem.
Rae é sincera, desafiadora e corajosa. Alguém encontrando seu lugar em um mundo difícil e lutando para preservar a única amizade que lhe restou de uma infância feliz.
Cal é simplesmente Cal. Um garoto doce, com falhas, às vezes fraco, mas sempre honesto e leal.

E se for você? foi uma grata surpresa, que me conquistou com sua história doce e comovente, e que nos deixa una mensagem extremamente preciosa: o valor dos verdadeiros amigos e a dor de perdê-los.

Em suma, E se for você? é uma belíssima novela romântica que nos mostra a importância de aproveitar cada momento da vida como se fosse o último, a luta em ser o que desejamos ou seguir à quem amamos, o valor das segundas oportunidades e sobretudo, a força da verdadeira amizade que une pessoas distintas para sempre. Doce, divertida, comovente e extraordinária, E se for você? merece uma oportunidade nas prateleiras e no coração de qualquer leitor.






Rebecca Donovan é uma das best-sellers do USA Today. Começou sua carreira independentemente, pois não conseguia brecha no mercado editorial. Com a trilogia "The Breathing", ela conquistou críticas e fãs no mundo todo. Esse sucesso todo é comprovado, não apenas com número de vendas, mas pela mobilização nas redes sociais. Só no Goodreads, cerca de 100 mil leitores classificaram os livros da série (média de 4,3 estrelas) e há quase 9 mil resenhas escritas sobre a trilogia.


Web Page Oficial: http://www.rebeccadonovan.com/

Twitter: Rebecca Donovan 


Beijinhos!!

Nos Lemos...


13 comentarios:

  1. Oii, estava muito curiosa sobre esse livro e adorei ler sua resenha! Acho a capa linda e agora estou 10x com mais vontade de ler do que antes.
    Obrigada pela resenha!

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Oi, tudo bem? Tenho muita vontade de ler este livro, e sua resenha só aumentou a minha curiosidade. Vou tentar lê-lo em breve!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderEliminar
  3. Olá, Alice.
    Já tinha visto o livro antes e me interessei muito por ele. A história é daquelas que prende a gente e faz com que queiramos saber o final dela. E se fala sobre amizade, já quero ler porque é um assunto que gosto muito de ler. Parabéns pela linda resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice! É um livro com uma história linda e triste, eu queria muito que certa personagem tivesse um desfecho diferente, mas foi exatamente por ela que a maior parte das coisas ocorreu. Eu li e fechei com aquela sensação de que precisamos aproveita a vida ao máximo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice!

    Ás vezes personagens comuns nos envolve bem mais do que a gente espera né? O enredo parece ser bem legal e o livro tem título de filme, curti rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  6. Oi ALice,

    acho a capa desse livro uma fofura, mas é a primeira vez que paro para ler uma resenha e você conseguiu me deixar louca para ler a obra. O livro parece ser bem instigante e foi bom saber que ele também consegue passar uma lição legal... Ótima resenha, parabéns!

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Supernova: O Encantador de Flechas + Kit de mimos
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderEliminar
  7. E se você tivesse umas segunda chance de conhecer alguém pela primeira vez? Essa perguntinha ficou martelando na minha cabeça sem parar! Totalmente adoro livros de romance, ainda mais juvenis como esse. A capa é linda, mas o contexto do livro parece ser mais interessante ainda.

    Beijos
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderEliminar
  8. Oi Alice, eu já ouvi falar desse livro, mas como não foi uma crítica boa eu nem pensei em ler. Agora estou aqui amando cada segundo da sua resenha, louca para começar! Adoro histórias de recomeços e amizades, quando os personagens se outra chance. A sua resenha está maravilhosa e me encantou mais ainda o livro.
    Beijos!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderEliminar
  9. Oi
    esse livro parece ser interessante, já tinha visto divulgação dele, mas ainda não tinha lido a sinopse e a sua resenha me deixou curiosa, até salvei o nome para não esquecer.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  10. Oi
    esse livro parece ser interessante, já tinha visto divulgação dele, mas ainda não tinha lido a sinopse e a sua resenha me deixou curiosa, até salvei o nome para não esquecer.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  11. OI
    SÓ Tinha visto a divulgação desse livro, mas nem tinha lido resenha e eu gostei da sua já que me deixou curiosa para conhecer essa história.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Oi Alice,

    Só li resenhas positivas desse livro.
    Quero muito lê-lo, uma pena não poder comprar nada agora. Tenho muita coisa aqui em casa, vai ter que ficar pra no minimo daqui hás uns dois meses.
    Adorei a resenha.

    Beijos!

    Cintia
    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Oi Alice,
    Que bacana, tinha visto sobre esse livro hoje e fiquei pensando sobre ele.
    Primeira resenha que leio e adorei.
    Gostei que tem uma Rae...me lembra My Mad Fat Diary, sdds ♥
    E claro, fiquei me coçando aqui para saber se a menina é a tal da Nicole mesmo. :O
    Ótima resenha =D

    P.S.: Estou doida para conhecer os outros livros da Becca Fitzpatrick. Incluindo aquele que você resenhou. A escrita dela é bem envolvente mesmo.

    tenha uma ótima quarta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderEliminar