★★★★
★★★
★★
★★★★★
★★★★
★★★★
★★★★

14 de abril de 2016

(Review 67) - Dúo

28665153Dúo
Pat Casalá

Autopublicado 
Libro Autoconclusivo
448 Páginas
Romance / Histórico / Drama

Para leer en Español, haz click AQUI

Dúo são duas histórias separadas na narração e no tempo.


Iris se muda para Manhattan para realizar o seu sonho de estudar na Julliard, e acaba dividindo apartamento com André. Graças a ele, conhece Margaret, uma pessoa com um passado cheio de acontecimentos interessantes, em uma Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial e um segredo obscuro que a separou de seu grande amor.



Quando a autora de Dúo, Pat Casalá, me ofereceu o livro para conhecer a história de sua nova novela, eu não pude resistir em aceitar. Por mais que o tema da Segunda Guerra Mundial seja usado por mais que haja literatura diversa acerca do assunto, por todos os ângulos possíveis, o tema ainda assim não deixa de emocionar.

Confesso que a princípio, Dúo me resultou um pouco cansativo. O começo da trama não conseguia me prender, os personagens me pareciam desinteressantes. Porém, o passar das páginas e escrita acertada e poética de Pat terminam por encantar o leitor e nos permite transportar-nos para uma época distinta, de medo, de cautela, uma época de surpresas e dores. 
Dúo não fala apenas das amarguras da guerra, de vencedores e vencidos, mas nos fala também sobre renúncias, sobre recomeços e ao fim e ao cabo, também sobre perdão. 

O livro nos traz a história da alemã Margueritte e do francês André, um casal que se conheceu e se apaixonou durante os tumultuados anos da Segunda Grande Guerra em uma França ocupada pelo movimento nazista. A autora nos traz através da emocionante voz e ponto de vista de Marguerite, intercalado com curtas cartas de André, o sentimento de impotência daquelas pessoas e a coragem para tomar decisões imprevisíveis diante do inevitável. 
A doce Margueritte, uma vez uma ingênua donzela alemã de família rica, terá que deixar para trás o que teve, para se tornar uma espiã dos aliados, compartilhando perigosos segredos enquanto fica lado a lado aos mais importantes líderes nazistas, incluindo o próprio Hitler. 
Porém, o destino termina por separar os caminhos do apaixonado casal e um segredo permanecerá por décadas. 

Durante toda a leitura fica o grande segredo pairando na mente do leitor: Quem realmente separou André e Margueritte? Porque?
E enquanto buscamos a resposta para essa triste história de amor em tempos de guerra, também conhecemos um mundo diferente, de espionagem e poder.

Algo que gostei muito foi a delicadeza com que a autora traça cada personagem. Em Dúo, os heróis podem tomar decisões duras e os vilões possuem sentimentos. 
Durante muitos anos, e por muitos livros, conhecemos apenas um lado da história, geralmente o lado dos vencedores. Dúo faz a diferença trazendo o lado humano dos perdedores. É interessante descobrir generais nazistas que em verdade sofrem em silêncio movidos pela culpa, pelo medo, por segredos. É interessante ser transportado para uma Berlim ilusionada pelas palavras de um líder perigoso, porém, carismático, com o dom de convencer multidões. E a autora nos apresenta cada um desses lados da moeda como seres humanos, capazes de amar e de matar, capazes de se arrepender e de voltar atrás, capaz de trair e de recomeçar. 

Os personagens são emocionantes. Impossível não encantar-se por Margueritte e não admirar-se por sua coragem e maturidade. André, sempre doce e apaixonado, um ser humano que luta para manter a fé diante da guerra, também consegue convencer o leitor em suas curtas cartas. 
Além dos dois personagens principais, outros secundários entram para trazer a emoção e manter a poética trama que Dúo nos apresenta. Ingolf, Hanz, o pai de Margueritte (desculpem, eu esqueci o nome do personagem), Martha, Klaus, possuem personalidades, sentimentos e histórias que nos trazem uma visão variada e diferente do conflito que marcou o século XX.

Também há a parte atual na novela, que se mescla com a parte histórica. A parte atual está protagonizada por Iris e André (que não é o mesmo André da parte histórica) e para dizer a verdade, embora tenha gostado, também termina por ser bastante simples. De maneira que, não há muito o que dizer sobre essa parte atual já que ela sequer ocupa o mesmo nível de importância e destaque dados à parte histórica.

A prosa da autora é bastante simples  e delicada, e a pesquisa histórica está simplesmente impecável, de maneira que o leitor termina por ser transportado para aquele difícil período da nossa história moderna. 

Resumindo, Dúo é uma novela que, a princípio, pode até resultar um pouco lenta ou cansativa mas, em alguns capítulos se torna bastante interessante e prende o leitor. Com uma trama bastante dura, emocional e humana, nos apresenta um romance precioso em tempos de guerra. Um libro que me deixou com uma sensação agridoce, já que desde o principio sabemos como termina a história do casal principal. O ponto principal da novela está em permitir ao lector conhecer um pouco dos dois lados da Segunda Guerra, de maneira bastante precisa, intrigante e honesta.


*Muchas gracias a Pat Casalà por el envio de un ejemplar



Pat Casalá nasceu em Barcelona em 1972, lugar aonde sempre residiu. Estudou Admimistração de Empresas e durante treze anos trabalhou na empresa da família: lojas de moda, aonde ela intercalava suas tarefas entre o atendimento ao público e a parte de contabilidade, administrativa e fiscal. Alí, entre cliente e cliente, decidiu desenvolver a sua verdadeira vocação: criar novelas sobre os mundos imaginários que a acompanhavam desde a infância. Atualmente, trabalha como diretora da área económica en uma consultoría de empresas e possuí quatorze novelas escritas. Entre elas destacam-se El Secreto de las Cuartetas (Editorial Javisa23) e Ecos del Pasado (Amazon).

Web Page Oficial: http://www.patcasala.com/

Twitter: Pat Casalà


Beijinhos!

Nos Lemos....


8 comentarios:

  1. Já fiquei apaixonada pelos personagens principais, Alice!
    Eu adoro quando as protagonistas são fortes e corajosas! Isso faz com que eu me envolva muito com a história! E, pra completar, esse André fofo e apaixonado! Mistura perfeita!!!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderEliminar
  2. Oi Alice! Achei um livro com uma história muito interessante e tenho uma queda por esta época da Segunda Guerra, nunca deixo passar estes livros. Obrigada pela dica preciosa.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  3. Oi Alice,
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da ideia do autor e como os personagens se conhecem.
    Não tenho costume de ler livros envolvendo épocas de Guerra, mas os poucos que leio acabo surpreendida e gosto bastante. Amei a dica e ótima resenha.

    P.S.: Obrigada pelo apoio e doces palavras lá na postagem.
    Até eu acho aquilo tudo surreal, muitas vezes me perguntei se não era muita infantilidade ligar pra isso e tals. Pode deixar que se precisar aviso sim a vocês.
    Muito no limite. São coisas de anos que virou uma bola de neve, daí teve que explodir mesmo.

    Obrigada ♥
    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice! :)
    Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro, mas que bonita a história! Livros deste gênero de Guerra, e romances sempre derretem meu coração, e sempre choro rs rs
    Que lindo que os personagens te cativaram... é tão gostoso ler um romance onde nos apaixonamos pelos personagens junto à narrativa ♥

    Adorei o seu blog! *-* Estou seguindo-o... E convido você a conhecer o meu cantinho, e se gostar e puder seguir agradeço imensamente...

    Beijinhos

    Lylu - Menina Lylu

    ResponderEliminar
  5. Oi
    parece ser uma história interessante, gosto das que envolvem a guerra
    e que bom que achou emocionante e deve ser profunda.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. O enredo não despertou o meu interesse, mas eu amei sua resenha! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Ooi! Menina, sabe que eu não sou nada fã de livros que se passam no periodo de guerra e/ou que tratam do assunto? Muito dificil eu curtir um assim; mas vou falar que este me deixou com uma ponta curiosa. Acho que por causa do romance e da forma que a autora decidiu retratar o lado ~perdedor~. Achei bem interessante a premissa.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderEliminar
  8. Gostei da sua resenha. Não conhecia o livro e gostei da história mesmo sendo um pouco cansativa. Me interessei.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderEliminar