★★★★
★★★★
★★★★
★★★★
★★★
★★★★
★★★★★

11 de febrero de 2016

(Review 51) - The Extraordinary Life of Lara Craft

Lola SaltThe Extraordinary Life of Lara Craft
Lola Salt

Alula Press
Libro Autoconclusivo
320 Páginas
Chick-Lit / Humor / Romance


*** Para leer esa misma reseña en Portugués, haz click AQUI

Quando a ex-empregada de circo Lara Craft é traída por seu namorado com uma contorsionista, ela concluí que não faz sentido permanecer ali. Entregar encomendas para milionários ilustres ao redor do mundo para uma empresa de entregas misteriosa parece ser a melhor maneira de fugir da sua humilhação.

Enquanto viaja, a mala cheia de brindes e acessórias bem que poderiam preparar Lara para rebater as propostas de princípes árabes, as insinuações de vaqueros cristãos, ou até mesmo o ataque de piratas sequestradores na selva africana, porém, nada pode preparar Lara Craft (não Croft) para a descoberta de que o melhor e mais emocionante de sua vida está exatamente aonde ela sequer esperava encontrar.




Fazer uma resenha ou opinião positiva de um livro que nos agradou muito na maioria das vezes resulta fácil, até divertido. Fazer uma resenha de um livro que foi uma completa decepção, na maioria das vezes é difícil, até um pouco constrangedor. Quando estamos falando de um autor do qual gostamos, alguém que já nos surpreendeu com seu talento em outras obras, fica ainda mais desconfortável. 
Vamos lá, pense em uma protagonista livre, desinibida e desimpedida que perde tudo: trabalho, namorado e obviamente, dinheiro. À beira do desespero, um amigo lhe faz uma proposta irrrecusável: Ir trabalhar para uma misteriosa empresa de entregas especializada em encomendas para milionários excêntricos ao redor do mundo. Assim começamos a conhecer mais da extraordinária vida de Lara Craft. 
17240184Lara é uma menina que luta para tentar manter a sua independência, dividindo um apartamento em Londres com a sua melhor amiga Lucy. Sem ter nada à perder, após ser abandonada pelo namorado que a traiu com a trapezista do circo onde a própria Lara também trabalhava e ser demitida por seu chefe que a assediava, Lara aceita a proposta de trabalhar viajando ao redor do mundo e entregando pessoalmente encomendas curiosas para milionários. Impossível não deduzir que a garota embarca em muitas confusões e aventuras, conhece muita gente engraçada e esquisita, e passa por momentos que vão desde embaraçosos até perigosos e mortais. Romances com vaqueiros cristãos na Austrália, aventuras com sheiks milionários em Dubai e perigos da selva africana, tudo se torna parte da vida nada pacata de Lara Craft. 

Esse livro tinha tudo, mas tudo mesmo, para se tornar perfeito e divertido. Porém, as autoras pesaram demais a mão, tentando tornar a personagem de Lara em uma garota desinibida e moderna, acabaram transformando a personagem em uma mulher vulgar. Sério mesmo! Algumas atitudes de Lara, que acredito que as autoras tinham a intenção de tornar engraçadas, na verdade se tornaram baixas. O comportamento da personagem ultrapassa os limites e houveram partes onde suas atitudes chegam a ser surreais, para não dizer até mesmo um pouco sujas. 

Lara sofre de uma falta de consciência, nunca se arrepende ou repensa nas suas atitudes, por mais absurdas ou fora dos limites que sejam. Ela não vê problemas em alcançar altos níveis de bizarrice e vulgaridade, e dificilmente volta atrás no que faz, ainda que isso signifique magoar ou colocar em perigo os próprios amigos. E isso que me molestou um pouco na personagem. Além disso, Lara é uma personagem que não muda e não evolui nunca. 
Embora seja um sopro de ar fresco não ver a típica "menina boazinha e perfeitinha" como protagonista, o excesso e exagero de Lara também não alcançam o melhor dos resultados. Se as autoras houvessem dosado melhor a fórmula, certamente teríamos uma das melhores personagens de chick-lit. 

Esse é um livro que possuí uma pontuação razoável no Goodreads (3.53) e eu quis arriscar, porque muitas vezes me surpreendi com livros que não são populares no Goodreads e se tornaram os meus favoritos (como é o caso da trilogia Destino da Allie Condie). Infelizmente, posso dizer que The Extraordinary Life of Lara Craft não foi um livro que me surpreendeu ou, a dizer a verdade, me surpreendeu negativamente, em muitos aspectos.

Uma das autoras do livro é Sarah Alderson, autora da série Lila, que foi um livro que desfrutei muito. Sarah tem uma pluma maravilhosa e escreve livros juvenis quase com perfeição. Infelizmente, não poderei dizer o mesmo à respeito deste chick lit adulto.

The Extraordinary Life of Lara Craft não um livro completamente ruim. Houveram partes que desfrutei muito, como por exemplo os momentos de Lara em Dubai. Porém, na maior parte do livro, a sensação que senti foi a de que havia feito uma má escolha e que infelizmente nada terminaria por me surpreender neste livro.

Resumindo, The Extraordinary Life of Lara Craft poderia ter sido uma história divertida e original. O resultado não foi esse, já que encontrei uma leitura pesada, com uma protagonista excessivamente vulgar e por muitos momentos senti que as autoras perderam o rumo da história. Uma idéia muito boa que ao fim parece ter sido desperdiçada.




Lola Salt  é o pseudônimo para duas autoras: Sarah Alderson  (direita )  e Becky Wicks  (esquerda). Sarah é famosa por seus livros para jovens adultos (publicadas por Simon & Schuster) que a tornaram bastante popular entre adolescentes pelo mundo (e por suas mães) graças à suas histórias cheias de adrenalina, ação e garotos epicamente sexys. Sarah vive en Bali, aonde se estabeleceu em 2010, depois de passar um ano viajando com seu marido e filha, buscando um lugar que fosse mais ensolarado do que Londres. Becky é uma autora conhecida pela  série  “Vicious”, que incluí “ Burqalicious ”  — “ The Dubai Diaries ” , uma biografia de seus dias loucos em Dubai , “ Balilicious ” —  “ The Bali Diaries ”,  e o próximo à sair  “ Latinalicious ”, um passeio através da América Latina.  Sarah e  Becky se conheceram através de um amigo em comum e passaram bastante tempo juntas quando Becky esteve em Bali escrevendo sua próxima novela. Depois de várias garrafas de vinho, decidiram que claramente o universo (através de Rick, o amigo em comum) as havia feito conhecer-se por uma razão.  Vários meses e várias aventuras depois, escreveram este livro.  


Beijokas!


Nos Lemos...




2 comentarios:

  1. Oi Alice, tudo bem?
    Eu adoro passar por aqui. Tem sempre novidade e sempre tenho algo a mais a descobrir com você.
    Te confesso que não conhecia as autoras e nem o livro. Gostei da capa e a premissa me pareceu interessante, mas ao ler sua resenha fiquei desanimada em me arriscar a ler. Uma pena que não tenha sido uma boa leitura.
    Beijos
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderEliminar
  2. Confesso que pela sinopse e capa eu totalmente leria o livro, mas depois de ver que a personagem ficou "pra frente" demais, desanimei. Não curto personagens assim também, ter personalidade e força, ok, mas ser louca e vulgar não :C Quem sabe algum dia eu dê uma chance para o livro né!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderEliminar