★★★★
★★★
★★
★★★★★
★★★★
★★★★
★★★★

8 de diciembre de 2015

(Review 46) - Recuérdame

Título Original: Recuérdame
Autor: María Martínez Ovejero
Editora: Éride Ediciones
Páginas: 200 Páginas
Publicação: Dezembro de 2013
Gênero: Romance
Goodreads / Amazon / Casa del Libro

Livro Autoconclusivo

*** Para leer esa misma reseña en Español, haz click AQUI ***




Um mistério se esconde por trás dos muros de pedra da velha casa do penhasco. O tempo, a morte e o esquecimentos silenciaram a sua história. 
Cinquenta anos depois tudo volta para cobrar vida.
Um verão para se afastar de tudo, um verão para se conhecer de verdade, um verão para se apaixonar.
Um verão que eles sempre recordarão.



Recuérdame foi uma das leituras mais sensíveis e poéticas que fiz nos últimos 6 meses. De verdade, não me recordo de ter lido nestes últimos meses um livro com uma mensagem tão simples e ao mesmo tempo tão profunda e verdadeira, contado de uma maneira tão sensível e poética, que me arrancasse uma lágrima ao final... Desta autora, já li um livro de fantasia, Tierras de Sombra, Tierras de Luz, e gostei muito. Embora não tivesse grandes expectativas quanto à esse romance, devo dizer que tive uma supresa das mais agradáveis e foi um livro que realmente me cativou com sua história e personagens.

Recuérdame está narrado em terceira pessoa, e a história começa com a chegada de Alejandro a uma pequena vila galega. Fugindo de uma desilusão amorosa e de uma vida com sonhos quebrados, Alejandro é um homem com o coração partido, as esperanças completamente abaladas. Ele se refugia neste pequeno povo, na tentativa de colocar em ordem a sua vida caótica, repensar novos objetivos e se afastar de uma mulher que apenas lhe faz mal. 
Ao chegar no pequeno povoado, o que mais surpreende Alejandro é uma casa antiga, que por alguma razão desconhecida passa a exercer sobre ele um grande magnetismo. Ali mesmo, por casualidade do destino, seus caminhos se cruzam aos de Lara, alguém que é exatamente o oposto do que é Alejandro e que vai ensiná-lo a viver de verdade. 

Lara e Alejandro acabam se tornando próximos, e juntos descobrem um mistério acerca da antiga proprietária da casa. A história basicamente se centra na relação de Lara-Alejandro e mais adiante, Andrés, e ao mistério não descoberto à respeito de Águeda, a antiga propietária da casa, cuja vida enigmática desperta em Lara e Alejandro um mistério à ser desvendado.
À medida que desentranham os segredos da vida de Agueda, Alejandro e Lara começam a descobrir os mistérios e segredos também um do outro e, embora possa tudo isso parecer clichê e comum, a maneira como tudo está escrito é viciante e o livro em poucas páginas consegue prender e comover. 

Não consigo evitar de me encantar por Lara. Lara foi, sem dúvidas, o meu personagem favorito. Lara é alegre, ela exala uma alegria e um otimismo que contagiam não apenas Alejandro, mas também o leitor. Lara é um daqueles personagens cativantes, que deixam uma marca boa no coração de quem a acompanha. Lara traz esperança à alma quebrada de Alejandro, ela é uma pessoa apaixonada pelas pequenas coisas, pelos pequenos tesouros da vida, uma mulher jovem e cheia de sabedoria, uma mulher que é capaz de rir de si mesma ainda que por dentro algo esteja quebrado. Lara é por si só, uma lição de vida à qualquer leitor. 

Diante de todo o brilho que exala Lara, não se faz necessário explicar que Alejandro se torna quase um personagem secundário. 
Eu gostei de Alejandro, ele é o antagonismo de Lara, na verdade. Gostei da evolução do personagem, que inicia a história como um homem triste, desamparado, e ao longo de poucas páginas sofre uma verdadeira revolução, se tornando também ele um entusiasta da vida, tudo isso por conta de Lara que é praticamente uma força viva. 

Junto à este casal principal, também há um grande destaque à Andrés, que à princípio entra como um rival de Alejandro e ao fim acaba exercendo também ele um papel importante, quase até como um protagonista junto ao casal principal. 

Os personagens secundários são igualmente apaixonantes, e cada um possuí uma personalidade que ainda que seja dura à princípio, ao final entendemos exatamente as razões e o porquê de cada coisa. A autora teve o cuidado de não apenas criar uma história poética e delicada, mas também dar à cada personagens características bastante humanas. 



"...Com relação à você não ter percebido que ela sofria,como já te disse antes, você não é vidente, você jamais poderia ter imaginado sobre o pasado doloroso que Águeda tinha oculto e está mais do que óbvio que ela não quis compartilhá-lo. Você não deveria se sentir tão culpada. Lara, uma vez alguém me disse que não é preciso sabermos tudo sobre alguém para acreditar e confiar. Às vezes temos tão somente que escutar e observar o que está ao nosso redor, porque são estas pequenas coisas, geralmente aquelas que nunca reparamos, que nos contam os grandes segredos das pessoas que mais amamos."

Um ponto que gostei muito do livro é que ainda que seja um romance, o livro na verdade não se foca na paixão entre Alejandro e Lara. É claro que há momentos de amor, carícias, beijos, mas o mais interessante é que não é esse o foco do livro, mas sim o passado de Águeda. Porém, apesar disso, Recuérdame é um dos livros mais românticos que eu li esse ano, pelo simples fato de que não foram apenas atitudes do personagens que o tornam romântico, mas sim a mensagem sábia e profunda por trás dessa história. 

Esse livro me tirou lágrimas. O final é muito comovente, delicado e forte, e autora soube encerrar o livro esclarecendo cada uma das pontas soltas.

O ambiente tem tudo a ver com a história. Um lugar aonde as ondas do mar, o vento das árvores e os mistérios por detrás dos muros de uma antiga casa se tornam tão importantes e tão palpáveis para o leitor como se fossem eles mesmos também um personagem.

Um ponto negativo no livro pra mim é a presença do "amor instântaneo". A atração de Lara e Alejandro é praticamente instântanea, e por mais espontânea que seja Lara, achei que a aproximação deles, a relação de confiança estabelecida, foi um pouco apressado demais. 

Outro ponto que também achei estranho foi a mudança brusca na relação de dois personagens, que a princípio se odeiam, e então, do dia para a noite se tornam quase irmãos. 
Não me leve a mal, acho lindo essas  reaproximações onde todo o mau entendido é desfeito. Apenas achei tudo um pouco apressado, porém, não é nada que tire a qualidade e a sensibilidade dessa história tão bonita.



"...Creio que realmente o que o homem mais quer o tempo todo não é exatamente que os seus sonhos todos se cumpram... Mas sim que nunca esteja perdida a capacidade de sonhar com algo. O que realmente mais apreciamos é poder sonhar".

Resumindo, Recuérdame foi um livro que com certeza me emocionou. Lara ganhou um espaço no meu coração, ganhou em poucas páginas o meu carinho e o meu respeito, e eu sou feliz de finalmente ver um personagem feminino como Lara, porque ela é mulher, ela é delicada, bondosa, feminina e ao mesmo tempo quase uma força da natureza cheia de alegria, como um sol que irradia uma energia boa e calorosa.

Esse livro, como já disse, foi uma grata surpresa, capaz de sacar lágrimas ao final e que traz em suas páginas uma deliciada e verdadeira mensagem de esperança.




*** Muchas gracias a la autora, María Martínez Ovejero, por el envio de un exemplar ***

María Martínez Ovejero nasceu em Talavera de la Reina em 1987. Estudou Direito na Universidad Complutense de Madrid. Leitora voraz desde a infância, os livros sempre foram presença constante em sua vida. "Recuérdame" foi o seu primeiro romance.


Beijokas !  Nos Lemos !!!


8 comentarios:

  1. Olá! adorei o enredo, será que aqui no Brasil já saiu?! Vou procurar pelo goodreads ^^ Parabéns pela resenha, me deixou curiosa ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderEliminar
  2. Oie, Alice!! Tudo bem?!
    Vejo livros que não conheço quando venho aqui pelo motivo óbvio de você estar em outro país. Acho que isso é super cool porque conhecemos coisas diferentes, leituras interessantes que até então nunca tínhamos ouvido falar. Bem, eu achei interessante a premissa do livro e gostei de saber que o livro foca mais no mistério do que no romance. Gosto quando ele vem acompanhado, não quando é o foco total de uma estória. Deu para notar pela sua resenha como gostou da personagem e a sua empolgação para com ela. Nunca li algo assim sobre uma personagem; O ponto negativo que ressaltou me incomoda também, pois não curto muito essas situações de paixão abrupta, sabe?! Mas que bom que não te atrapalhou na leitura.
    Ótima resenha.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    O livro parece ser muito legal! Adoro tramas com mistério a ser resolvido juntamente com romance.
    Beijos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Parece ser muito bom o livro, nunca ouvi falar dele confesso. Mas gostei.
    Post it & Livros

    ResponderEliminar
  5. Ooi, tudo bom??
    Adorei a resenha, não conhecia o livro mas agora já estou correndo para comprar. Amo livros em espanhol, ainda mais aqueles com uma escrita poética que toca o coração <3
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderEliminar
  6. fiquei meeeegaaa curiosa para ler! vou por na listinha!
    www.byanak.com.br

    ResponderEliminar
  7. Que legal! Gostei de conhecer esse livro. Saber que não é ""'"só"""" um romance me deu ainda mais vontade de ler.

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Eu simplesmente não resisto a um livro de romance com toques de mistério, ainda mais quando envolvem casas antigas...Isto é muito a minha cara e seria quase impossível eu não gostar da leitura... Como faço para ler este livro? Você aguçou mesmo a minha curiosidade viu.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar