★★★★
★★★
★★
★★★★★
★★★★
★★★★
★★★★

2 de noviembre de 2015

(Review # 39) - Julieta

16208962Título Original: Juliet
Autor: Anne Fortier
Editora: Editora Arqueiro / Harper Collins / Planeta Editorial / Ballantine Books
Páginas: 441 Páginas
Publicação: 2010
Gênero: Ficção Histórica / Romance / Mistério
Goodreads / Amazon / Bookdepository / Skoob

*** Livro Autoconclusivo ***

**** Para leer esa misma reseña en Español, haz click AQUI ****

Duas famílias, uma antiga maldição,um amor quase impossível...

Julie Jacobs e sua irmã, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos de idade foram criadas nos Estados Unidos, por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem em um acidente de carro.

Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei.

A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena.

Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos - um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta, e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando.

O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue estas duas famílias.

E, levando-se em conta a linhagem e o nome de batismo de Julie, ela provavelmente é a próxima vítima. Tentando quebrar a maldição, ela começa a explorar a cidade e a se relacionar com os sienenses. À medida que se aproxima da verdade, sua vida corre cada vez mais perigo.

Instigante, repleto de romance, suspense e reviravoltas, Julieta de Anne Fortier nos leva a uma deliciosa viagem à duas Sienas: a de 1340 e a de hoje. É a história de uma lenda de mais de 600 anos que atravessou séculos e foi imortalizada por Shakespeare. Mas é também a história de uma mulher moderna, que descobre suas origens, sua identidade e um sentimento devastador e completamente novo para ela: o amor.



Me deixou completamente encantada!
8309056Não há outras palavras para descrever a sensação que me deixou Julieta, o livro de Anne Fortier. Embora eu confesso não ser uma grande fã da história de Romeu e Julieta (demasiadamente trágica e triste para o meu gosto...), fiquei surpresa e satisfeita pela maneira como a autora soube conduzir a história, e deixá-la digna de ser lida e admirada. Devo dizer que, ao princípio, o livro custou à me prender. Os primeiros capítulos foram extremamente cansativos, e o excesso de informação histórica do começo me deixaram um pouco frustrada ao passar de suas páginas. Mas, à partir de alguns capítulos, a história realmente começa a surpreender o leitor. Creio que por volta da metade do livro, eu já não conseguia largar, e terminei a leitura muito contente por saber que fiz uma boa escolha. Anne Fortier fez uma readaptação da famosa história de Romeu e Julieta de uma maneira bastante diferente, até difícil de descrever em poucas linhas: se trata de uma história cheia de detalhes, com uma alta carga de informação histórica, além de um nítido cuidado na construção de cada personagem. A história realmente prende o leitor, até alcançar um ponto aonde chegamos a crer que já desvendamos tudo e não resta mais nenhuma surpresa, mas então, a autora dá uma reviravolta de 180 graus e ficamos chocados ao descobrir que tudo o que acreditávamos saber estava errado.... Se trata de um livro bastante largo, são quase 500 páginas, porém, a partir da metade, nem se nota o passar das páginas, e conforme adentramos na história terminamos por ler muito rápido.

Este livro nos traz duas épocas distintas, alternando seus capítulos entre os tempos atuais e a Siena do ano de 1340. A história nos apresenta duas irmãs gêmeas: Julie e Janice Jacobs. 
Depois da morte de sua tia, Rose - quem foi para as meninas praticamente como uma mãe, já que os pais verdadeiros morreram há muitos anos - cada uma irá receber uma herança: Janice termina herdando a charmosa casa da tia, e para Julie fica como herança um misterioso segredo de família. Julie descobre que seu verdadeiro nome é na verdade Giulietta Tolomei e que ela tem uma relação de parentesco direta com a Julieta, o famoso personagem de Shakespeare, que em verdade existiu, há séculos atrás. Julie descobre que a famosa história contada por Shakespeare foi bem real, aconteceu em Siena, precisamente em 1340 e que os famosos personagens das famílias Capuletto e Montecchio são, em realidade, baseados em duas antigas famílias italianas: os Tolomei e os Salimbeni. Romeu, na realidade, não era parte do clã de nenhuma dessas duas famílias, esse foi um aditivo criado por Shakespeare.

Ficaram curiosos? Pois os indico a ler esse livro e descobrir os mistérios por trás da identidade verdadeira de Julie e também por trás do famoso mito de Romeu e Julieta.

Julie, ou Giulietta, volta à Siena, em busca de um misterioso segredo familiar, uma herança deixada pela própria Julieta original. Um tesouro quase esquecido pelo passado, cuja memória foi deixada apenas através de códigos e mensagens secretas escritas pela mãe de Julie, que passou anos em busca do misterioso tesouro e terminou pagando com a própria vida o preço de sua descoberta. Além disso, paira sobre essas famílias, uma antiga maldição, que somente pode ser quebrada pela própria Julie e pelo descendente de Romeu (sim! a autora também introduziu alguém da linhagem de Romeu).
Um livro muito bonito, quase poético, cheio de emoção, disputas, mistérios, e um grande amor, óbvio. Um livro que me deixou satisfeita, mas que também me causou certa comoção, pois o destino de Romeu e Julieta é muito trágico. A autora nos faz viver e ser testemunhas de cada um dos últimos momentos e sentimentos do mais famoso casal da literatura. 

Não se esqueçam que temos um Romeu e Julieta contemporâneos aqui, e eles também deverão enfrentar muitos desafios, lutas e intrigas para conseguir viver o seu amor, e ao fim fiquei tensa torcendo para que esse casal pudesse ter um destino diferente ao de Romeu e Julieta originais.

O personagem de Julie, a Julieta contemporânea, me agradou. Ela é curiosa, inteligente e carismática. Me cansou um pouco sua inocência excessiva, confiando sempre em todo mundo, e também a sua obsessão por Shakespeare. Sério mesmo, são centenas de citações ao longo do livro e pra quem não é tão fã do autor, resulta um pouco cansativo. Algo legal em Julie é que ela não se enxerga como uma garota livre e moderna, mas se comporta como uma garota "das antigas", o que teve tudo a ver com a Julieta também.
Por outro lado, temos Janice, ou Gianozza, que quebra o gelo da história, dando mais leveza. Ela é super carismática, divertida, segura e irônica. Seu sarcasmo e sinceridade garantem até umas risadas, embora a personagem possa ser um pouco egoísta em certo ponto da história.

Eva Maria e Humberto também me conquistaram.
Alejandro foi o meu grande amor nesse livro, tudo nele me fez amá-lo desde o princípio. Gostei de sua história, de sua personalidade, e de todo mistério referente à sua família.

Julieta é uma readaptaçção da famosa história de Romeu e Julieta, de Shakespeare. A escrita da autora Anne Fortier é delicada e poética, ao princípio pode ser um pouco cansativa, porém conforme avança a história ela consegue prender a atenção do leitor, e, a partir desse ponto, se lê rapidamente. 
Uma história de amor, com personagens cativantes e que nos traz os detalhes de um romance mágico que o tempo não pôde apagar. 
Suspiros de amor e uma alta carga de mistério fazem a leitura imperdível. Um livro altamente recomendável.

Shakespeare, por certo, estaria orgulhoso...






Anne Fortier (Holstebro, Dinamarca) é uma escritora dinamarquesa de descendência canadense. Estudou em Paris, Noruega, Oklahoma e por fim, Oxford, até terminar o seu doutorado (Aarhus University, Dinamarca). Atualmente Anne reside nos Estados Unidos onde trabalha como escritora e jornalista. "Julieta" é a sua segunda obra - primeira em Inglês - e alcançou êxito internacional, sendo publicada em mais de 30 idiomas.

Web Page Oficial: http://www.annefortier.com/

Twitter: Anne Fortier


Beijokas !!!! Nos Lemos !!!!!!


7 comentarios:

  1. Oi, Alice! Já faz um bom tempo que ouvi falar desse livro e o coloquei na minha listinha, mas ainda não o tornei um prioridade para comprá-lo. Sua resenha me deixou mais entusiasmada para ler a história, mas acho que esse não é um bom momento para ela, ultimamente tenho preferido livro que prendam do inicio até o fim! Pena que ele é meio lento no começo :/

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderEliminar
  2. Oi, Alice!
    Não conhecia esse livro, mas gosto muito de releituras das obras de Shakespeare. Clássicos são fontes inesgotáveis de inspiração.
    Já coloquei esse titulo na minha lista. Obrigada pela dica!
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderEliminar
  3. Oi, Alice!
    Odeio personagens, principalmente femininas, inocente demais. Dá vontade de dar uns tabefes na cara.
    Quando foi lançado, esse livro teve uma boa recepção.
    Também não curto muito Romeu e Julieta porque é muito drama desnecessário até.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  4. Ola,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado é te encontrei lá no blog Postando Trechos e vi que você se interessou pelo meu livro. Gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais sobre a história e também avisar que ainda estou com parcerias em aberto, caso tenha interesse é só enviar um e-mail para raquel.machado2014@yahoo.com.br
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderEliminar
  5. Olá Alice!
    Li uma resenha sobre esse livro anos atrás, mas não chamou muito a minha atenção. Porém, depois da sua resenha maravilhosa fiquei com muita vontade de ler! Ainda mais por ter certos mistérios e ser mais contemporâneo. Adorei!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. Esse livro é muito bom. Realmente é de tirar o fôlego. Não tenho palavras para descrever todos os sentimentos que me causou. Também me deixou completamente encantada. A autora tem cada sacada inteligente! ^^
    Amo, amo e amo esse livro. Linda resenha.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderEliminar
  7. Oi
    gostei do seu blog!!!!!!
    Primeira vez que leio uma resenha desse livro...gostei!!!
    :D
    Seguindo seu blog
    bjs

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar